Quarta-feira, 4 de Julho de 2007

Mahalo

Mahalo, que em havaiano quer dizer muito obrigado, vai também passar a significar um motor de pesquisa feito por pessoas, com resultados muito interessantes.
A filosofia é fazer a análise humana dos resultados indiferenciados devolvidos pelos motores de busca existentes, de modo a retirar dos resultados da pesquisa o lixo. No entanto, se não tiverem resultados nas suas listas de sites, apresentam resultados na mesma: só que vão "encomendar fora".
Tomemos como exemplo o muito conhecido truque das palavras no background.
Este truque baseia-se na lógica dos algoritmos de pesquisa dos motores de busca que faz subir nos resultados de pesquisa, por um lado,  as páginas que contenham muitas vezes a palavra pesquisada, por outro, as páginas que tenham sido muito visitadas, ou que estejam sistematicamente no topo de resultados. A soma dos dois critérios faria o milagre.
Assim, bastaria escrever no background e com a mesma cor (para não se ver, mas estar no código da página) palavras muito pesquisadas, como sex, para que a página subisse logo para lugares cimeiros nos resultados. O número imenso de vezes que a palavra estaria escrita fá-la-ia subir quanto ao critério do nº de vezes que o termo de pesquisa se encontrava na página; logo depois, e por consequência do anterior, seria mais visitada (muito provavelmente para depois ser uma desilusão para o visitante...), e isso fá-la-ia subir no ranking relativo a hits.
Isto até pode resultar se não há filtragem.
No Mahalo é feita a filtragem dos sites apresentados em resultados, e construída uma lista de sites livres de spam, demasiada publicidade e pop-ups, com informação enganosa, etc Dizem que querem que esta lista seja constituída por sites com informação idónea, e qualidade de conteúdo.
Porque a revisão humana leva mais tempo, estão a começar pelos termos mais pesquisados. Pode-se sugerir termos, sites... e a nós para fazer parte da equipa.
Vale a pena dar uma vista de olhos.

http://www.mahalo.com
publicado por Cristina Mouta às 11:30
link do post | comentar | favorito

. ver perfil

. seguir perfil

. 1 seguidor

.Maio 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Arquivos

.Links

......algumas ideias


Amnesty
International

.Sic transit gloria mundi

Locations of visitors to this page

.tags

. ambiente(2)

. amizade(3)

. amor(2)

. aprendizagem(3)

. autor(2)

. banda desenhada(2)

. biblioteca pública(2)

. bibliotecas(3)

. carlos drummond de andrade(2)

. censura(2)

. cultura(6)

. direitos de autor(4)

. direitos humanos(4)

. fernando pessoa(3)

. incentivo à leitura(4)

. leitura(3)

. liberdade de expressão(3)

. natal(4)

. poesia(4)

. solidariedade(3)

. todas as tags

.subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post