Domingo, 21 de Novembro de 2010

Aung San Suu Kyi está livre. A seguir a Birmânia?

"Longa vida para Daw Aung San Suu Kyi,

gritavam alguns milhares de apoiantes seus perto da sua casa na Avenida da Universidade em Rangoon. Davam assim as boas vindas à sua líder, aquela que tem inspirado o oprimido povo da antiga Birmânia com a sua luta não-violenta contra o regime militar ao longo das duas últimas décadas." *


 

Aung San Suu Kyi tem sido para mim e para muitos um grande exemplo de dignidade, cidadania, persistência e perseverança quanto aos nossos mais preciosos valores.

 

Eleita presidente de Mianmar (Birmânia) em 1990, viu-se presa pela Junta militar que tomou o governo.

Apesar de algumas interrupções no tempo de prisão domiciliária a que foi sujeita, o facto é que a maior parte dos últimos 20 anos tem estado presa.

 

Foi laureada com o prémio Sakharov de liberdade de pensamento, e em 1991 foi galardoada com o Prémio Nobel da Paz.

Prisão dourada, dizem os detractores (quem tem valor tem sempre detractores...). Realmente, pode não ser a pior prisão do mundo, mas é uma prisão. E é-o por defender o seu povo contra um governo militar tirânico.Veja-se a vergonhosa actuação desse governo aquando do Ciclone Nargis: bloqueou ass fronteiras e impediu a entrada no país da ajuda internacional, tão urgentemente necessária.

 

Agora, finalmente livre, vamos ver o que Aung San Suu Kyi pode fazer. É preciso não esquecer que os militares, com as recentes eleições - que muitos dizem, e a mim me pareceram, manipuladas - criaram condições políticas que não favorecem grandes expectativas para já.


Deixo aqui um conjunto de apontamentos vídeo. A sua sequência tem como objectivo levar-nos de um tempo em que se lutava pela libertação de Aung San Suu Kyi, até às suas declarações após a libertação. Pode parecer longa, mas nem por isso... Inclui a dedicatória pelos U2 da "Walk On" no Rose Bowl, e o vídeo de promoção do e-book "The Voice of Hope" uma obra feita das conversas da Aung San Suu Kyi com o ex monge budista Alan Clements.


Este e-book, é uma obra incontornável da cultura dos Séculos XX / XXI, para além de ainda estar disponível para venda em http://www.UseYourLiberty.org, site criado para a difusão da ideia e venda do livro, mas também pode já ser adquirido, pelo menos, online, na Amazon.

Agora, com certeza, é só esperar pelas negociações acerca dos direitos e traduções, como de costume, e teremos o livro à venda em qualquer lado.


Vistas as coisas de um ponto de vista mais alargado, ou global, ou como lhe queiram chamar, é realmente uma pena que quando finalmente surge a libertação da que durante muitos ano a única detentora de um Nobel da Paz presa, temos de nos confrontar com um facto descoroçoante:

Liu Xiaobo, desde Tianamem activista pelos direitos humanos e gradual mudança da China para a democracia, e mais recente laureado com o Prémio Nobel da Paz, está preso com uma sentença de 11 anos.


Esperemos e, cada um à sua maneira, lutemos por uma Humanidade melhor.

 

Os movimentos de luta internacionais

 

 

The Voice of Burma

 

 

 

Finalmente livre

 

 

 

Declarações aos jornalistas

 

 

 

 

 

Dedicatória dos U2 no Rose Bowl

 

 

 

 

* (N/ trad. livre de excerto do artigo com refrência: KAUNG, Ba - Suu Kyi Freed at Last. The Irrawaddy: Covering Burma and Southeast Asia. [online]. 13 de Nov., 2010. [consultado pela última vez em 21 de Nov. de 2010]. Disponível na Internet no URL: http://www.irrawaddy.org/article.php?art_id=20068 . )

 

Todos os vídeos podem ser encontrados no site Youtube, e de nenhum deles ou de qualquer de suas partes aqui se faz sequer presunção de propriedade intelectual. Aqui se reconhecem esses direitos aos autores respectivos.

: "Walk On" - U2
publicado por Cristina Mouta às 04:04
link do post | comentar | favorito

. ver perfil

. seguir perfil

. 1 seguidor

.Maio 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Arquivos

.Links

......algumas ideias


Amnesty
International

.Sic transit gloria mundi

Locations of visitors to this page

.tags

. ambiente(2)

. amizade(3)

. amor(2)

. aprendizagem(3)

. autor(2)

. banda desenhada(2)

. biblioteca pública(2)

. bibliotecas(3)

. carlos drummond de andrade(2)

. censura(2)

. cultura(6)

. direitos de autor(4)

. direitos humanos(4)

. fernando pessoa(3)

. incentivo à leitura(4)

. leitura(3)

. liberdade de expressão(3)

. natal(4)

. poesia(4)

. solidariedade(3)

. todas as tags

.subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post